Você sabia que as hortênsias são plantas originárias do Japão e da China e podem alcançar até 2,5 metros de altura? Elas também dão nome a uma região muito conhecida aqui no Brasil, por ter uma grande quantidade dessas flores A Região das Hortênsias no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha.
A flor hortênsia possui uma variedade de cores que impressionam, vão desde o branco a tonalidades de azul, rosa, púrpura e vermelho.
Características das Hortênsias
As hortênsias possuem características únicas que as tornam tão especiais, como por exemplo as suas cores que podem variar de acordo com a concentração de alumínio no solo e a acidez. Como o solo do Brasil é normalmente acidificado, a cor das flores que predomina é o azul.
As folhas das hortênsias são grandes e verdes e caem no outono, as flores começam a surgir na primavera, elas nascem verdes e depois vão ficando nas cores de acordo com o solo e o nível de pH.
Elas são perfeitas para fazer decorações em vários ambientes internos, em jardins, terraços e varandas.
Informações para o cultivo de hortênsias
Como deve ser o solo: deve ter muita matéria orgânica, ser fértil, úmido, bem irrigado e com boa drenagem;
Melhor clima: subtropical, temperado e tropical;
Área para o cultivo: a hortênsia pode ser cultivada em vasos;
Quando pode ser feita a colheita: entre sete e dez meses depois que é plantada.
Solo adequado para hortênsias
O solo mais adequado para o plantio das hortênsias é necessário que ele tenha adubo orgânico, que seja colocado adubo e que seja irrigado, embora ela aceita qualquer tipo de solo, nem sempre floresce se o solo não estiver adequado ao que ela necessita.
Clima para desenvolvimento de hortênsias
Embora as hortênsias sejam de clima mais ameno, elas não se adaptam a climas quentes, porém a tecnologia está sempre surpreendendo e a melhora genética da planta desenvolveu espécies que se adaptam em países onde o clima é tropical, subtropical e temperado.
Mudas de hortênsias
As mudas de hortênsias prontas, são ideais para quem deseja iniciar o cultivo das flores, elas podem ser encontradas na Floricultura Decorar com Flores BH, onde você encontra tudo que precisa para iniciar o seu cultivo, seja em vasos ou no jardim.
As mudas já são preparadas para o plantio, por isso é importante comprar direto na floricultura.
Irrigação da Hortênsias
A irrigação das hortênsias é bem específica, uma vez que a planta se adapta muito bem em temperaturas amenas. Elas também são cultivadas em estufas onde ocorre a irrigação, porém, quando estão em climas quentes é preciso prestar atenção nas regas que deverão ser mais seguidas para favorecer as condições do clima que sejam ideais para o desenvolvimento das plantas e das flores.
Luminosidade e podas das Hortênsias
As hortênsias devem ser plantadas em um local que recebam luz do sol pela manhã e sombra no período da tarde. As podas devem ser feitas, apenas quando for estritamente necessário, vale lembrar que as plantas novas não podem ser podadas, pois elas não florescerão na próxima primavera.
Se as plantas já forem adultas e estiverem muito grandes, você poderá podá-las, mas cuide para fazer a poda na época certa de acordo com a espécie que foi plantada.
Instrumentos para a poda das hortênsias
Para fazer a poda das hortênsias não é preciso nenhuma ferramenta muito diferente das que já se conhece, como: tesoura de poda, luvas, óculos e um pouco de adubo para colocar no solo para que novas folhas e flores cresçam de forma saudável.
Como controlar a cor das flores de hortênsia
A coloração das hortências varia de acordo com o pH do solo, portanto se as suas flores tendem a perder a coloração azul e ficarem roxas, elas precisam de um solo mais ácido, para tanto você deverá colocar no solo acidulantes como sulfato de alumínio.
Se você tem uma hortênsia que é cor-de-rosa e tende a ficar branca ou com um tom mais azulado, então você precisa usar no solo sulfato de cálcio com ferro, que deverá controlar o solo. Esses produtos você também encontra na Floricultura Decorar com Flores BH.
Adiconar comentário