Dicas Jardinagem

Plantas que funcionam como repelente

Os insetos são um problema muito comum nas residências,mas os que mais incomodam são os mosquitos, que além de deixarem uma marca na pele podem transmitir doenças, como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, por exemplo. 

Quando chega o verão, eles surgem com mais frequência e invadem as casas. Mas, para isso existem plantas repelentes de insetos que podem inibir o seu aparecimento.

Veja abaixo algumas plantas que repelem insetos que selecionamos para você ter em casa ou no escritório.

7 plantas repelentes para insetos mosquitos

Quando chega o verão e o calor é mais intenso os mosquitos se proliferam em grande quantidade e com muito mais facilidade. 

Eles buscam lugares onde possam se alojar para atacar as pessoas, principalmente à noite, e é aí que eles invadem os lares.

Muitas pessoas não usam inseticidas por serem muito fortes e por causarem mal a saúde, isso faz com que busquem outras alternativas para se protegerem de forma natural, como por exemplo, com plantas repelentes de mosquitos.

1 – Citronela

A citronela é a planta mais conhecida quando o assunto é repelente de mosquitos, pois ela é tão eficaz que é usada em muitos repelentes, pela indústria. 

Como ela possui um aroma muito forte, afasta os mosquitos, inclusive o da dengue. Outra maneira de usar a citronela é através de uma solução com água, você precisa usar as folhas como se fosse fazer um chá, depois basta passar no corpo ou pela casa com um pano úmido.

2 – Lavanda ( Alfazema)

É uma planta muito usada pelo seu aroma que perfuma ambientes, além disso ela também é usada na indústria de cosméticos.

Além de perfumar e decorar ambientes ela afasta insetos e é usada por suas propriedades medicinais, como relaxante e pode ser cultivada dentro de casa em vasos.

3 – Alecrim

Você já deve ter usado ou viu alguém usar alecrim como tempero de alimentos, certo? O que você, provavelmente, não sabe é que o Alecrim também é um repelente de insetos natural. 

A planta pode ser cultivada em ambientes pequenos, como vasos e podem ficar dentro de casa em local que tenha bastante claridade.

4 – Crisântemo

O crisântemo é uma das plantas que mais repele insetos, pois ela possui piretrina em sua composição, que além de manter os mosquitos afastados, também repele percevejos, pulgas, baratas e moscas. 

Os crisântemos se adaptam bem em climas mais quentes, pois não suportam clima frio, deve ser regada frequentemente e pegar bastante claridade, mas não deve ficar exposta ao sol direto.

5 – Manjericão

O manjericão, muito conhecido como tempero, também é um repelente natural, por ter um aroma forte, ele repele os insetos, inclusive mosquitos. 

A planta pode ser cultivada no jardim ou em vasos dentro de casa. O manjericão não suporta clima frio, mas gosta de muita claridade.

6 – Capim Limão

O capim limão possui um odor forte e é parente da citronela. A melhor forma de ser usado é extraindo seu óleo essencial e depois passar pela casa nos móveis com um pano úmido.

7 – Erva cidreira

A erva cidreira é um chá muito conhecido como calmante, também é muito usado como repelente natural, seu cultivo deve ser feito em um solo úmido e deve pegar a luz do sol natural.

Além dessas ervas citadas acima existem muitas outras que também são repelentes naturais de insetos e que podem ser cultivadas no jardim e colocadas em ambientes variados como quarto, sala, cozinha, entre outros. 

É importante ressaltar que os repelentes naturais não agridem o meio ambiente, nem prejudicam a saúde das pessoas, desde que usados da forma correta.

Você pode usar outras formas de controlar os insetos, como uma raquete elétrica, mas usar repelente natural é a solução mais adequada e correta para acabar com eles.

Como usar repelente natural em áreas abertas?

Se você possui uma área aberta, piscina, jardim, entre outros ambientes que gosta de ficar e até mesmo receber visitas, então é aconselhável plantar essas ervas que são repelentes naturais perto desses ambientes, como na janela, pois além de deixar o visual incrivelmente lindo, também vai repelir os insetos para bem longe.

Onde comprar mudas de plantas repelentes?

Como você viu no artigo mais acima, existem inúmeras plantas com esse poder de repelir insetos e você poderá cultivar muitas delas em sua casa ou apartamento é só comprar as mudinhas e plantar em vasos. 

Na Floricultura Decorar com Flores BH, você encontra todos os tipos de plantas, vasos e tudo que precisa para cultivá-las onde desejar, seja em ambiente interno ou externo, no jardim ou em floreiras ou vasos. 

Por ser natural as plantas repelentes também são muito bonitas e deixam o jardim com um encanto ímpar. Não deixe de cultivá-las para ter mais saúde e beleza em sua casa.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário