Dicas variedades

Chá feito com flores

O chá feito com flores é uma delícia, além de possuir um aroma inconfundível é muito delicioso e possui propriedades medicinais. 

O chá pode ser consumido em qualquer hora do dia ou da noite de acordo com suas propriedades.

Os chás são muito importantes, pois eles também auxiliam no combate a algumas doenças proporcionando alívio de inúmeros sintomas, como por exemplo, uma simples dor de cabeça, ou para curar um resfriado.

Confira aqui alguns chás e suas propriedades terapêuticas.

Benefícios dos chás e das flores

A natureza pode nos proporcionar inúmeros momentos de alívio e prazer, até mesmo nos tirar o estresse. 

As flores, que nós conhecemos muito bem para decorar a casa, o jardim, também servem de alimento e de remédio.

Na China é muito usado o Blooming Tea, que é uma mistura dos melhores chás com uma flor para obter os melhores benefícios que ele oferece. 

Cada chá tem um benefício de acordo com o tipo de flores que a ele é agregado.

Chá de flor-de-laranjeira

O chá da flor-de-laranjeira é muito conhecido como calmante, ele também acalma as dores de cabeça e tira a insônia. 

O ideal é tomar o chá à noite antes de dormir.

Como fazer o chá: Ferva um litro de água e coloque cinco colheres de sopa de flor de laranjeira, ou 100gm in natura, depois tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois é só coar para consumir.

Chá de flor-de-maracujá

Como ocorre com a fruta, o chá da flor-do-maracujá também possui propriedades calmantes e sedativas, e o melhor é que não afeta o sistema nervoso central, como ocorre com os medicamentos encontrados em farmácias.

Isso faz com que seja um forte aliado à insônia e acalma os nervos e a ansiedade. 

Como fazer o chá: coloque para ferver 200ml de água, desligue o fogo e acrescente 3 colheres de chá de flores secas de maracujá. 

Tampe o recipiente e deixe por 10 minutos. Beba 15 minutos antes de dormir.

Chá-de-melissa e flor-de-laranjeira

Essas duas junções de chás promovem um grande alívio ao combate do estresse, principalmente para pessoas que não conseguem dormir.

Como fazer o chá: Coloque 200 gramas de água para ferver, depois retire do fogo e acrescente três colheres de chá das flores secas, tampe o recipiente e deixe agindo por 10 minutos. Beba quando for necessário.

Chá de Flor-de-hibisco

O chá da flor-de-hibisco é muito poderoso, pois ao consumir com regularidade ele controla os níveis de insulina no organismo e ainda diminui o colesterol ruim. 

Outra propriedade muito importante é que ele também auxilia nas doenças nervosas e também em doenças cardíacas.

Como fazer o chá: coloque um litro de água para ferver, depois tire do fogo e coloque duas colheres cheias de flores de hibisco. Tampe e deixe por 10 minutos, logo em seguida coe, e estará pronto para beber.

Chá de Flor-de-carqueja

O chá de flor-de-carqueja possui inúmeras propriedades medicinais, entre elas destacamos o controle da glicemia, diminui a pressão arterial, combate a retenção de líquidos no organismo, melhora o funcionamento do fígado, auxilia no combate a inflamações, aumenta a imunidade, auxilia no emagrecimento, entre muitos outros. 

Como preparar o chá: coloque as flores e hastes da carqueja em água fervente e deixe agindo por cerca de 10 minutos em um recipiente com tampa. Depois é só coar e tomar.

Flor-de-jasmim chá

O chá da flor-de-jasmim é muito bom para diminuir o colesterol ruim e como um grande aliado à combater problemas do coração. Para obter os benefícios é preciso tomar o chá com frequência.

Como fazer o chá: Coloque em 200ml de água fervida, mas não muito quente, duas colheres de chá das flores secas, depois tampe o recipiente. Deixe agir por 10 minutos e coe antes de beber. 

Chá de flor-de-bardana

O chá da flor-de-bardana é indicado para o alívio da gastrite. Você pode tomar sempre que necessário.

Como fazer o chá: coloque um litro de água para ferver, tire do fogo e acrescente uma colher de flores e folhas secas da erva. 

Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos, coe e beba uma xícara do chá de 6 em 6 horas.

Chá de flor-de-dente-de-leão

O chá da flor-de-dente-de-leão é indicado para tratar dores de garganta como amigdalite.

Modo de fazer o chá: coloque  em uma panela 1 xícara e meia de água e acrescente uma colher de chá de flores, folhas e galhos de dente-de-leão, leve ao fogo para ferver por cinco minutos. 

Depois coe e deixe amornar, acrescente uma colher de chá de mel e faça gargarejos até três vezes ao dia.

Chá de pétalas-de-rosas

Esse chá é um excelente aliado à pele, muitas pessoas só conhecem as rosas pela sua beleza e o romantismo que elas trazem, mas nem imaginam as suas propriedades medicinais para manter a pele mais jovem por mais tempo. O chá também diminui a queda de cabelos e ativa a circulação sanguínea. 

Também auxilia no combate às rugas e linhas de expressão, também ajuda na cicatrização e evita o ressecamento da pele.

Como fazer o chá: Coloque uma xícara de chá de água para ferver, depois remova do fogo e acrescente 5 ou 6 pétalas de rosas, veja bem, elas devem ser limpas e não podem ter pesticidas, tampe a xícara e deixe descansar por cerca de 10 minutos, depois coe e beba morno. Se preferir pode adoçar com uma colherinha de mel.

Como devem ser consumidos os chás de flores

Como todos os medicamentos, pois os chás também têm propriedades terapêuticas, não podem ser consumidos por um período muito prolongado. 

O ideal é consumir por no máximo 15 dias e depois dar uma pausa de uma semana para depois tomar por mais 15 dias até alcançar o efeito desejado.

É importante observar o tipo de chá que vai tomar e qual o efeito que ele oferece, pois não adianta você tomar um chá que é calmante e auxilia no sono, em um horário que não possa dormir. 

Se você consumir o chá de maneira correta ele, com certeza irá fazer muito bem e você se sentirá muito bem. 

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário