Decoração

Reformas sustentáveis: 5 pontos importantes

As reformas sustentáveis ​​não são apenas uma moda passageira. São obras fundamentais para qualquer casa que não tenha sido construída recentemente. Seu objetivo é adaptá-los às novas recomendações ecológicas. Aqui, queremos revisar os 10 aspectos fundamentais que devem reger a construção de casas bioclimáticas.

Reformas sustentáveis ​​e bioclimáticas são obras de reabilitação de moradias. Eles perseguem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. São eles os responsáveis ​​pelas mudanças climáticas que nosso planeta vem experimentando há algumas décadas.

Você pode pensar que, por si só, sua casa não realiza emissões. No entanto, não é assim. Cada vez que você ligar um eletrodoméstico, o aquecedor ou simplesmente ligar o interruptor da luz, você consome energia. E, embora muitas vezes venha de fontes sustentáveis, outras vezes não. Além disso, a fabricação desses dispositivos também acarreta poluição e resíduos.

Reformas sustentáveis ​​abrangentes buscam minimizar o consumo de energia. Como? Pois bem, através da escolha dos materiais e da aplicação de técnicas amigas do ambiente. Algo que também permite economizar nas contas e amortizar o investimento realizado.

5 chaves para se ter em mente ao realizar reformas sustentáveis

Agora, deixamos claros os aspectos preliminares mais importantes no campo das reformas sustentáveis. Portanto, agora é a hora de falar com você sobre os aspectos a serem considerados ao enfrentar uma:

1. O envolvente das reformas sustentáveis

Quando nos referimos ao envolvente de reformas abrangentes, estamos falando sobre o exterior da casa ou edifício. Ou seja, para aqueles elementos que permanecem em contato permanente com o exterior. Para garantir a eficiência energética do imóvel, a utilização de um SATE (sistema de isolamento térmico externo) é imprescindível.

É uma segunda parede que cria uma câmara de ar entre ela e a fachada do edifício. No seu interior é possível introduzir elementos isolantes. Estes, por exemplo, podem reduzir as perdas de calor e servir como isolamento acústico.

Não há problema em fazer reformas sustentáveis ​​em residências unifamiliares. O motivo? São aqueles em que todo o edifício pertence a um único proprietário. Pelo menos, para além do que diz respeito à perda lógica de espaço interior. No entanto, se falamos de um apartamento, as coisas mudam. Neste caso, os trabalhos devem ser aprovados em assembleia geral de vizinhos por maioria. Eles também são mais caros. Algo que inviabiliza sua implementação em muitos casos.

2. As janelas

Juntamente com a envolvente, as janelas são o outro elemento que permanece em contacto direto e constante com o exterior da casa. Portanto, sua importância também é primordial na realização de reformas sustentáveis ​​abrangentes. Pense que também é um elemento essencial para dissipar o frio e o calor.

Você pode pensar que a única solução para tornar esse aspecto mais eficiente é a substituição. Algo que você provavelmente não gostaria de fazer se, por exemplo, você os trocou há alguns anos e eles estão em boas condições.

Existem alternativas:

Instale juntas isolantes. Normalmente são colocados nas bandas de silicone que unem os cristais à moldura. Também é possível colocá-los nas caixas das persianas e nas bordas das janelas com películas ou sem. Seu objetivo é evitar a ocorrência de vazamentos de ar indesejados. Também é conveniente verificar e revisar as dobradiças neste ponto.

Mude os vidros sem modificar a esquadria. As maiores perdas de energia ocorrem no vidro. Por isso, se as esquadrias estiverem em bom estado, é possível substituir o vidro por um mais eficiente. Hoje existem vidros de isolamento térmico reforçado (ATR) altamente eficientes. Excelente solução também quando o caixilho não suporta a instalação de vidros duplos.

Mas e se essas alternativas não forem viáveis? Em seguida, você deve proceder à recolocação das janelas de sua casa. Claro, ao escolher, rejeite aqueles feitos de derivados de petróleo, como o PVC. Aposte melhor em madeira ou alumínio com ruptura térmica. Por sua vez, se tiver espaço suficiente, opte por folhas giratórias ou basculantes. Os controles deslizantes não são tão apertados quanto estes.

3. O gesso

O acabamento final das paredes também é de grande relevância na execução de reformas sustentáveis. Nesse sentido, o objetivo principal é que reflitam o máximo de luz solar possível. Isso permite controlar melhor a temperatura interior.

Para conseguir isso, você precisa dar uma boa olhada na composição da tinta. Existem acrílicos ecológicos cuja produção respeita o meio ambiente. Elas cumprem essa função da mesma forma que as tintas sintéticas.

4. A instalação elétrica

A atual demanda de eletricidade nas residências não tem nada a ver com o que era há alguns anos. Por esse motivo, muitas instalações antigas não são capazes de suportar as necessidades de energia atuais. Acima de tudo, quando se pretende levar a cabo reformas sustentáveis ​​abrangentes e o objetivo é utilizar a energia menos poluente possível (principalmente a elétrica).

Há alguns anos, era comum instalar fogões, fornos e caldeiras a gás natural ou butano. Neste momento, a preferência é optar por placas de indução, térmicas e fornos elétricos. A eletricidade, por não ser proveniente da combustão do petróleo, é uma energia muito mais limpa do que as mencionadas acima.

É por isso que a maioria das renovações sustentáveis ​​envolve a substituição da instalação elétrica. Mas tem mais, mudá-lo também traz mais segurança para os moradores em casa. O motivo é que ele elimina, por exemplo, fiação ruim e plugues não aterrados.

Em relação à iluminação, a solução mais eficiente é apostar nas luzes LED. Eles consomem muito pouca energia e, embora sejam um pouco mais caros, têm uma vida útil extremamente longa. Tanto é que conseguem ficar 8 horas por dia durante 15 anos sem perder qualidades.

5. A escolha de eletrodomésticos

A última etapa antes de terminar as reformas sustentáveis. É essencial escolher o tipo classe A que atualmente é o nível mais alto no que diz respeito à eficiência energética. Para se ter uma ideia, um eletrodoméstico classe A consome 50% menos energia do que um tipo C. Uma economia muito importante se falamos de eletrodomésticos que ficam muitas horas em funcionamento, como a geladeira ou a máquina de lavar.

Resumindo, reformas sustentáveis ​​permitem que você desfrute de uma casa confortável e ecologicamente correta. Existem muitas medidas que podem ser postas em prática para isso, e as 5 como essas são importantes. Tudo é respeitar o meio ambiente, proteger o planeta e poupar eletricidade, sem descuidar das nossas necessidades.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário