Decoração Dicas

Como fazer seu buquê de flores durar

As flores sempre transmitem sentimentos variados, suas cores e formatos chamam a atenção pela sua beleza ímpar. 

Quando você tem um buquê de flores lindas, quer que fiquem assim por muito mais tempo, certo?! Então, veja aqui, como fazer as flores durarem mais.

Uma das formas mais comuns de manter as flores lindas por mais tempo é através da desidratação.

A desidratação é muito comum em buquê de flores de casamento, para que fiquem lindas e preservem as suas cores.

Para que você possa ter um buquê de flores naturais bonito e durável, vamos dar algumas dicas de como desidratá-lo. Confira abaixo:

Como desidratar flores naturais

O que chama a atenção para as flores secas é quando ela mantém as suas características naturais, como as cores e formatos. 

Existem inúmeras técnicas para desidratar ou secar o buquê de flores. Veja abaixo:

Secagem ao ar livre

Essa é uma técnica muito fácil e pode ser feita por qualquer pessoa e sem muito trabalho. Você deverá pegar as flores com o caule.

Em seguida, deverá remover todas as folhas e pegar uma a uma para amarrar um barbante no caule, bem na ponta. 

Depois pendure em um lugar arejado e que não molhe. Após esperar cerca de quatro semanas ou até que fique na consistência de flores secas, elas já estarão prontas.

Para que as flores fiquem com suas cores por mais tempo e não desmanchem, você deverá aplicar laquê de cabelo, ou fixador.

Desidratar no microondas

Essa é uma técnica muito fácil e prática de desidratar flores. Pegue as flores, enquanto estão fechadinhas, corte o caule das mesmas em cinco centímetros, depois coloque as flores viradas para cima em um pote.

Coloque dentro do pote material dessecante, o gel de sílica, por exemplo, que é perfeito para manter as cores das flores.

Coloque o dessecante até que as flores estejam todas cobertas, se necessário, arrume-as com um palito para que fiquem perfeitas. Leve ao microondas, com um copo d’água e deixe por aproximadamente dois minutos.

Confira a consistência das flores e só retire quando estiver totalmente seca. 

Deixe descansar por um dia, depois seque-as com bastante cuidado e já vai poder usá-las e ainda contar com buquê de flores reais.

Secagem em areia

A secagem de flores em areia é feita quando você quer usá-las para fazer um quadro, por exemplo, pois elas ficam prensadas.

Para que o processo de prensagem fique perfeito pegue a areia de construção, na granulometria mais fina, pode ser também areia de loja pet.

Lave a areia e depois seque ao sol ou no forno do fogão. Antes de usar a areia verifique se está bem fria.

Coloque em uma caixa de papelão, uma camada de areia, coloque as flores e as folhas, depois cubra com areia novamente até que elas não apareçam.

Coloque a caixa em um local bem ventilado, mas que não pegue umidade. Deixe por alguns dias, vá tocando nas pétalas para certificar-se da consistência, até que estejam totalmente secas

Depois é só limpar com um pincel fino e seco para poder utilizar as flores e folhas.

Como você pode ver, no texto acima, existem inúmeras formas de secagem ou desidratação de buquê de flores para fazer com que durem mais.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário