O cultivo do crisântemo é uma prática milenar e é originário da Ásia e é cultivado em todo o mundo. Milhares de pessoas usam as flores na decoração de ambientes e de jardins, são flores de fácil cultivo e têm de várias cores.
No Japão o crisântemo está entre as flores mais apreciadas, ela simboliza o sol e o imperador. Existe até o dia nacional do crisântemo, que é muito comemorado e é chamado de “Dia da Felicidade”.
Origem da palavra Crisântemo
A palavra crisântemo é originária do grego e quer dizer “flor de ouro”, se você parar para apreciar a flor vai constatar o porquê desse nome, ela é uma verdadeira joia e todos querem ter uma em casa. Se você gosta de crisântemos e quer cultivar em sua casa, saiba que é muito simples, não tem mistério cultivar crisântemo em casa.
Tipos de crisântemo
Existe uma variedade grande de crisântemos, entre elas destacamos os crisântemo-anões que medem cerca de 30 centímetros de altura.
Você também poderá encontrar plantas que medem até 1 metro de altura, onde os botões em flor são removidos para que se desenvolva uma única e grande inflorescência quando a planta chega no seu auge.
Elas também podem mudar muito e variar na forma como simples, dobrada, bola, pompom, semi dobrada, spider e anêmona.
As cores podem variar entre amarelo, vermelho, branco, cor-de-rosa e tonalidades intermediárias entre essas cores.
Curiosidade
Você sabia que a flor de crisântemo é comestível? Ela é muito usada para fazer chás, porém, ela só pode ser usada para esse fim, quando seu cultivo é para essa finalidade. O chá é muito consumido em países asiáticos.
Quando o crisântemo é cultivado para fins ornamentais, pode conter pesticidas, entre outras substâncias tóxicas, o que o torna inadequado para o consumo.
Outra curiosidade do crisântemo é que ele pode ser usado como inseticida, a semente da flor possui um composto conhecido como piretrina que é usado como inseticida, ela ataca o sistema nervoso dos insetos, e normalmente eles não picam as pessoas. Para evitar que os insetos piquem as pessoas tenham crisântemos perto.
Simbologia do crisântemo
O crisântemo tem inúmeras simbologias, como por exemplo na Espanha, que ele é associado com o “Dia de todos os Santos”.
Nos cemitérios de todo o Brasil, as pessoas levam crisântemos para colocar nas sepulturas como forma de homenagem aos entes queridos que já morreram.
Nos Estados Unidos da América, as flores dos crisântemos são consideradas símbolos de energia positiva. Para os chineses as flores são símbolos de sabedoria, em outros países é símbolo de honestidade e no Japão é considerada a flor nacional.
Como plantar crisântemo
Para plantar crisântemo não é preciso grandes aparatos, com alguns cuidados você pode ter uma plantação linda e muito colorida. Veja abaixo:
Escolha do solo: é preciso que o solo seja bem drenado, que seja fértil e com material orgânico e que tenha pH entre 6 e 7.
Clima: é importante observar o clima para o plantio, pois mesmo se adaptando a vários climas ele cresce melhor em temperaturas entre 15°C e 28°C, que tenha umidade relativa do ar alta.
Iluminação: é importante que a iluminação seja boa, pode ser com sol direto, ou com iluminação parcial.
Irrigação: é importante manter o solo sempre úmido, mas não encharcado.
Propagação por sementes
As sementes de crisântemo podem ser semeadas em canteiros ou direto no solo. Para transplantar as mudas deve-se observar para que as mudas tenham entre 4 e seis folhas.
As sementes são pequenas e para semear deve ser bem superficial, se preferir poderá cobrir as sementes com terra peneirada, serragem fina ou areia.
Os crisântemos florescem no outono ou no inverno.
Se você está apaixonada por crisântemos e quer dar início ao plantio, pode buscar lindas mudas ou sementes de crisântemos na Floricultura Decorar com Flores, onde você encontra tudo que precisa para deixar a sua casa ainda mais florida e cheia de encanto.
Adiconar comentário