Sem categoria

Plantas Pendentes

Tornar um ambiente agradável e harmonioso que passe tranquilidade é o que a maioria das pessoas deseja para sua casa. 

As plantas pendentes são as protagonistas nessa empreitada, visto que elas não ocupam espaço e podem ser cultivadas em qualquer tipo de ambiente. Quer saber mais sobre elas, então continue lendo o artigo.

Tipos de plantas pendentes

Existem inúmeros tipos de plantas pendentes que se adaptam bem em ambientes internos, mas antes de citá-las vamos entender o que é planta pendente.

As plantas pendentes são aquelas que caem para fora do vaso e ficam penduradas, elas são muito características para montar jardim vertical, principalmente em ambientes pequenos.

Plantas pendentes de sol

Suculenta Dedo de Moça 

A suculenta Dedo de Moça é uma espécie de planta pendente de sol que possui folhas pequenas arredondadas na cor verde claro, ela cresce em formato de cascata proporcionando um visual lindo. 

Ela é perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas, pois ela precisa de sol, pode ser o dia todo ou apenas meio turno. Ela resiste muito bem ao calor e ao frio, mas se cair geada ela pode não aguentar.

Barba de Moisés

A Barba de Moisés é outra planta pendente que adora sol, ela cobre todo o vaso e cresce como se fosse uma cascata. 

Também serve para cobrir o solo, suas folhas são pequenas de um verde escuro. Mesmo gostando de sol ela deve pegar sol por meio turno para não queimar as delicadas folhas. 

O solo não deve ficar encharcado, as regas devem ser feitas uma vez por semana.

Elas adoram solo rico em matéria orgânica para se desenvolverem brilhosas e atrativas.

Como plantar cactos pendentes

Existem espécies de cactos pendentes que ficam lindos, como é o caso do Rabo de Macaco, uma espécie bem curiosa pela sua aparência como a de um rabo de macaco peludo. 

Possui o caule longo repleto de espinhos finos é nativo da Bolívia e é uma das poucas espécies pendentes, ela é muito resistente ao sol e de pouca manutenção.

Para plantar cactos pendentes é preciso fazer uma drenagem no vaso com pedras, feltro e areia com substrato, pois elas preferem solo arenoso. 

Para que a planta tenha bastante força no crescimento, adube com farinha de osso de três em três meses.

No inverno é importante espaçar bem as regas para que o solo fique seco no período de três semanas, depois regue em abundância e deixe mais um longo período sem rega.

Com as dicas acima você já pode fazer seu jardim suspenso e garantir uma decoração linda.

Plantas pendentes de sombra

Jiboia

A jibóia é uma planta pendente de sombra clássica que combina com todos os ambientes internos, ela cresce e cai para fora do vaso ficando pendente. 

Suas folhas verdes ficam lindas, pois elas misturam dois tons de verde, escuro e claro. Ela deve ser plantada em um vaso com solo rico em substrato e regada com frequência para que cresça saudável.

Como ela não resiste em regiões onde o frio é grande, deve ser cultivada em regiões de clima quente.

Peperômia

A peperômia é uma planta pendente que oferece inúmeras variações de cores, entre elas citamos a Peperomia caperata que possui coloração marrom, tem também a Peperômia zebra que é verde com listras mais claras e a mais conhecida entre as peperômias.

Suas folhas são arredondadas com as bordas em um tom de verde quase branco, ela é muito volumosa e perfeita para lugares onde tem sombra.

Samambaia Americana

A Samambaia é uma planta pendente de sombra que as avós cultivavam dentro de casa, atualmente elas são tendência nas decorações e até para fazer jardins verticais. 

As mais usadas como plantas pendentes são a samambaia americana e a samambaia paulista, as duas espécies possuem folhas verde claro e são bastante densas.

As samambaias não gostam de sol direto, mas de bastante claridade. As regas devem ser feitas regularmente, mas tem que ter cuidado para não encharcar o solo, e os galhos secos devem ser podados.

Plantas pendentes com flor

Flor de Maio

Essa é uma excelente opção para quem gosta de plantas pendentes que tem flores. Essa é uma versão de suculentas que possui as folhas verde escuro e pontudas que no outono se enchem de flores. Ela tem esse nome porque costuma florescer com mais intensidade no mês de maio. 

Suas flores surgem em quatro cores diferentes, rosa, vermelho, branco e laranja. Elas se adaptam muito bem na sombra, mas com muita luz natural, o que é fundamental para que floresçam.

Flor de Cera

A flor de cera é muito delicada e quando cultivada em vaso fica pendente, suas folhas são espessas de um tom verde escuro, suas flores nascem em formato de buquê, com flores bem pequeninas com toque aveludado, que dá a aparência de ser de cera. Ela floresce na primavera e as flores têm um perfume ímpar.

Elas devem ficar em um local onde pegue sol parte do dia, não deve pegar sol o dia todo. Como o seu crescimento é lento, deve ser regada com regularidade e o solo deve ser adubado com potássio e fósforo no período em que ela dê flores.

Vasos para plantas pendentes

As plantas pendentes requerem vasos mais robustos com capacidade para suportar seu peso, eles podem ser de vários materiais e cores diferentes para combinar com cada tipo de ambiente. 

Existem inúmeros modelos de vasos para plantas pendentes, vasos de parede, vasos com ganchos, vasos para prateleiras, entre muitos outros. 

Todos esses vasos e plantas pendentes citadas no artigo você encontra na floricultura Decorar com Flores, bem como substratos, adubos e tudo que você precisa para plantas pendentes.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário