Decoração

Arquitetura de automação residencial aplicada ao design

A aplicação da tecnologia ao design de espaços e à criação de edifícios inteligentes revolucionou o panorama da arquitetura nos últimos anos.

No artigo de hoje, lhe contaremos tudo o que você precisa saber sobre arquitetura e automação residencial.

O que é a automação residencial?

A automação residencial é o conjunto de tecnologias que visam o controle inteligente e a automação de uma residência. Estes sistemas permitem o desenvolvimento de uma gestão energética inteligente e sustentável, proporcionando um melhor aproveitamento do imóvel para a segurança e bem-estar dos moradores da casa.

Normalmente, os sistemas de automação residencial controlam o funcionamento de eletrodomésticos, iluminação, ar condicionado, etc.

As inovações tecnológicas, a criação da internet, bem como o surgimento de plataformas digitais e aplicativos para dispositivos móveis têm permitido a integração de sistemas de automação residencial para maior automação da segurança, comunicação, gestão dos edifícios e ainda redução da conta da luz. Além disso, as películas residênciais também ajudam na decoração e redução de calor nas residências.

No entanto, a automação residencial começou como uma mera integração na casa, uma solução que foi acrescentada depois de já estar desenhada e, muitas vezes, já construída. Mas não seria melhor aplicar essas tecnologias desde o início?

É lógico pensar que se as tecnologias fossem aplicadas na própria arquitetura da construção, então teríamos espaços já projetados para oferecer o máximo de garantias e possibilidades de controle e gestão e, portanto, a maior eficiência possível seria alcançada.

O que é a arquitetura de automação residencial?

É muito comum que a automação residencial seja explicada do ponto de vista tecnológico e sem ter em conta a sua aplicação na própria arquitetura do edifício. No entanto, a arquitetura inteligente é uma realidade.

Os sistemas de automação residencial estão sujeitos à arquitectura do próprio edifício, uma vez que a sua concepção assenta em necessidades e parâmetros específicos e, muitas vezes, pretendem tornar um ambiente mais sustentável onde a automação residencial desempenha um papel fundamental.

Portanto, a arquitetura de automação residencial, assim como os sistemas de automação residencial em geral, tem como objetivo proporcionar o maior conforto aos usuários, mas aplicando tecnologia na concepção de espaços.

Hoje em dia é possível automatizar todo o tipo de objeto em sua casa, como luzes, TVs, isqueiros automáticos e ar condicionado.

Benefícios dos edifícios inteligentes

Como já referimos, a automação residencial em arquitectura visa satisfazer certas necessidades específicas de controlo, gestão, poupança, conforto e segurança na casa ou no espaço de trabalho. No entanto, os edifícios inteligentes oferecem muito mais vantagens, que detalharemos a seguir:

Oferece conforto e flexibilidade

A arquitetura de automação residencial permite aos usuários administrar alguns aspectos da casa com mais conforto, além de ter maior flexibilidade. Desse modo, se você saiu de casa e tem a dúvida se deixou o ar condicionado ligado, não precisa perder tempo indo para casa. Você pode gerenciar isso do seu próprio celular sempre que tiver um tarifário de internet móvel.

Ganho em segurança

Outro benefício oferecido pela aplicação de tecnologia ao design de espaços é a segurança. Ao ser capaz de controlar sua casa de fora, você pode gerenciar a iluminação dela e simular que ainda está lá quando não está.

E se você possui um sistema de vigilância ou câmeras de segurança com gravação de vídeos, também pode administrá-los e aumentar as possibilidades de proteção de seus espaços e pertences. Resumindo, este aplicativo de automação residencial é muito útil durante os períodos de férias para evitar possíveis roubos.

Espaço acessível

A arquitetura de automação residencial também permite oferecer maior adaptabilidade nos espaços. Isto é especialmente relevante para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que lhes é oferecida a possibilidade de gerir de forma autossuficiente algumas tarefas e aspectos da casa, bem como de fornecer soluções eficazes para os inconvenientes que surgem no dia-a-dia.

Por exemplo, ao levantar a cortina ou evitar o esforço de ter que se deslocar para um local específico para apertar o botão ou pegar o controle remoto para ligar a TV.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário