Dicas Jardinagem Tipos de Flores

Tipos de suculentas para cultivar em casa

As suculentas estão em alta na decoração, além de serem muito lindas e delicadas elas são bem duráveis, principalmente em ambientes internos. 

Existem vários tipos de suculentas para cultivar em casa, mas antes de você começar o seu cultivo, confira algumas informações importantes sobre essas plantas.

O que é uma suculenta?

A suculenta é uma planta que acumula água em seu organismo para períodos de seca. Elas são dessa maneira porque são oriundas de regiões secas, e dessa forma guardam água para enfrentar períodos de seca. 

Elas acumulam água nas raízes, caule, folhas, troncos e nas flores.

Como elas apresentam caule e folhas gordinhas, “cheias de água”,são chamadas de suculentas.

Plantas suculentas

As plantas suculentas apresentam mais de seis mil tipos, as que aparecem com mais frequência, são as coloridas.

Elas se tornaram populares nas decorações e são as queridinhas, todo mundo adora as suculentas. 

As suculentas adoram o sol, por isso elas são mais resistentes ao clima quente. 

Procure manter as suculentas longe da umidade. Se for cultivar dentro de casa, coloque-as em um lugar que pegue bastante claridade, de preferência que pegue sol.

Como cuidar de suculentas

Para cuidar de suculentas você não precisa dispor de muito tempo, você só precisa alternar o local onde ela fica, caso não pegue sol, coloque ela por 7 dias no sol, repita a cada 15 dias e terás suculentas sempre lindas, mesmo dentro de casa. 

Você pode molhar uma vez por semana, mas verifique se o vaso está furado para escorrer o excesso de água.

O banheiro não é o local ideal para suculentas, pois é úmido e elas já possuem sua reserva de água. 

Mas se você quiser cultivar suculentas no banheiro, então deverá por em um vaso com furo no centro para que não ocorra o acúmulo de água, permitindo que fique apenas o que é necessário para elas.

Vasos para suculentas

As suculentas são plantas delicadas e muito fortes, o vaso para plantá-las precisa ser de acordo com o tamanho que a planta fica ao se desenvolver. 

Outro detalhe importante é que o vaso seja furado para que a água não fique armazenada, podendo apodrecer a raiz e por consequência, matar a planta.

Algumas suculentas necessitam de um vaso suspenso, como é o caso da Dedo de moça, que vai crescendo para baixo cobrindo todo o vaso.

Você também poderá fazer uma composição de suculentas em um vaso com um diâmetro maior, elas se adaptam muito bem com outras da mesma espécie.

Flor suculenta

Muitas suculentas desabrocham flores que são muito lindas, como por exemplo a Rosa-do-deserto, a Flor-de-maio, entre muitas outras. 

Você pode escolher a suculenta certa, do jeito que você deseja indo até uma floricultura para comprar, pois sempre tem uma pessoa especializada para ajudar na sua escolha.

Cactos e suculentas

Você sabia que cactos e suculentas não são a mesma coisa? Para falar a verdade é que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto

Os cactos são plantas carnudas, porém, não apresentam folhas ou galhos, seu formato pode variar entre alto e fino, ou curto e redondo. 

Algumas espécies de cactus, quando ficam adultos dão flores, sendo uma vez ao ano e sempre no mesmo período.

Já as suculentas são bem diferentes, como você já viu na definição acima no artigo.

Terrário de suculentas

O terrário de suculentas é muito lindo e pode ser feito em vasos com a borda larga, ou em vidros arredondados e transparentes

Você pode misturar várias espécies de suculentas e fazer o seu ecossistema lindo e cheio de estilo. Além de decorar qualquer ambiente, o terrário de suculentas também faz muito bem à saúde mental.

Você pode começar colocando uma camada de bolinhas de argila no fundo do vaso, depois acrescente um filtro extra, uma manta geotêxtil, sobre a manta coloque o substrato, ou terra própria para plantio de suculentas.

Depois com uma colher e um palito vá plantando as suculentas lado a lado até que o terrário fique pronto.

Suculentas raras

Além das suculentas que todos nós conhecemos, ainda tem aqueles espécies que são raras, confira algumas delas:

Monilaria Obconica 

Também chamada de orelha de coelho é uma espécie rara e se adapta com perfeição em ambientes internos. Depois que elas crescem vão perdendo a aparência fofa de orelha de coelho.

Suculenta Espiral

Essa é uma suculenta oriunda da África do Sul, ela cresce tanto em solos arenosos como em solos argilosos. 

Elas também podem dar flores, suas pontas são enroladas e parece um saca rolhas. 

Planta Fantasma

Essa suculenta tem esse nome pelo aspecto de suas folhas, que tem o poder de mudar de cor. 

Se exposta ao sol ela fica com as pétalas com um amarelo-rosado, se fica na sombra as folhas ficam azul-esverdeado. 

Contudo, o seu mistério fica por conta de um pó fosco que ela tem nas folhas e deixa com aparência fantasmagórica. Essa suculenta é nativa do México.

Planta Diamante

Suas folhas são multifacetadas, como se tivessem sido lapidadas, como uma pedra preciosa, por isso o seu nome. 

Suas cores podem variar do verde claro ao verde escuro com as pontas avermelhadas.

Tapete Persa

Essa suculenta é oriunda da África e é considerada muito rara, sua flor é muito parecida com um tapete persa, por isso seu nome.

Linhos Karasmontana Top Red

É uma suculenta rara, que dá uma flor como a margarida e pode ser branca ou amarela, sua floração ocorre entre o outono e o inverno. 

Ela é oriunda da África do Sul e da Namíbia.

Com tantas espécies de suculentas que você conheceu neste post, saiba que poderá conhecer muitas outras espécies, igualmente lindas para fazer um terrário e cultivar suas próprias espécies. 
Para tanto procure a Floricultura Decorar com Flores e encontrará tudo que precisa para o cultivo das suculentas.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário