Jardinagem

Como montar uma parede verde

A parede verde vem se mostrando um projeto futurista que traz inúmeros benefícios para quem o faz. Além da beleza que proporciona, também traz frescor e acalma, o mais interessante é que você pode escolher o tipo de plantas que quer para compor a sua parede verde.

A parede verde é excelente para deixar o ambiente com conforto térmico, sem esquentar muito nos dias de calor.

Se você quer deixar sua casa ou apartamento muito mais aconchegante, veja como montar uma parede verde e tudo que é preciso para deixá-la do jeitinho que deseja.

Que plantas usar para fazer parede verde?

Você deve estar com dúvidas para saber que plantas usar para parede verde, certo? Pois bem, saiba que é muito importante escolher as plantas certas, pois você não vai querer uma parede com plantas mortas, certo? 

Primeiro você deve certificar-se se o local para montar uma parede verde é adequado para as plantas, pois existem inúmeros tipos e tamanhos de plantas. 

Em locais mais apertados, as plantas devem ser pequenas, já em espaços maiores você pode abusar do tamanho das plantas, principalmente se a parede verde for feita na parte externa da casa. 

Confira abaixo algumas plantas ideais para montar uma parede verde.

Aspargo pluma

Essa é uma planta muito resistente para parede verde, principalmente se for externa, pois ela aceita chuva e sol, ela se propaga com grande facilidade e não exige muitos cuidados.

Barba de serpente

Pode ser usada para destacar uma parte da parede, pois como ela é mais clara, acaba por iluminar o que está por perto. A vantagem é que essa planta pode ficar na sombra ou no sol direto. Após ser adulta, não precisa regar com frequência.

Brilhantina

Como o próprio nome já diz, a planta possui folhas muito brilhantes, chamando a atenção para si. Se estiver perto de outras plantas ela se destaca, principalmente das plantas pendentes.

Colar de pérolas

Ela é muito delicada, mesmo sendo uma suculenta, ela encanta pelo aspecto de pérolas. Por ser mais delicada ela exige uma rega mais frequente, como ela costuma crescer e ficar pendurada, se torna perfeita para compor um jardim vertical.

Clorofito

A gravatinha ou paulistinha, como também é conhecida a clorofito, é uma planta linda composta por duas cores, verde claro e verde natural. Além de sua beleza, ela também tem funcionalidades incríveis, como a purificação do ar no ambiente onde ela está localizada.

Por isso muitas pessoas a usam nos jardins verticais, ela dá volume e beleza ao ambiente interno. A sua rega deve ser feita entre duas e três vezes por semana de acordo com a umidade do ar.

Flor-canhota

A flor tem esse nome por consequência da forma que suas flores estão posicionadas. Ela possui caules pendentes o que faz com que seja uma excelente opção para jardim vertical com plantas em vasos. No entanto, é preciso fazer a combinação certa com outras flores, uma vez que ela pode sufocar as outras plantas.

Flor-de-coral

A flor-de-coral ou russélia é muito utilizada em jardins, muros e paredes. Isso ocorre por seus ramos serem arqueados e cheios de flores lindas com formato de tubo. Apesar de ser de baixa densidade, ela fica perfeita na decoração. 

Ela é perfeita para ambientes externos, uma vez que atrai muitos beija-flores e borboletas. Ela fica perfeita em jardins verticais que pegam bastante sol.

Samambaias

As samambaias estão voltando com toda força, pois ela foi muito apreciada nos anos 80 e 90, onde eram cultivadas dentro de casa em ambientes com muita claridade. 

Elas proporcionam um efeito lindo com bastante volume, são perfeitas para ambientes internos, onde tem perfeita adaptação.

Jibóia

A jibóia é uma planta muito fácil de ser cuidada, se propaga com facilidade e cresce muito rapidamente.

No atual momento ela está entre as queridinhas por inúmeras pessoas. É perfeita para quem está iniciando um jardim vertical, pois ela se adapta com facilidade a qualquer ambiente. Se for em locais de clima quente, deve ser regada três vezes por semana.

Lambari-roxo

Também se desenvolve muito rapidamente, por isso necessita de muita atenção e bastante adubo para crescer saudável e com rapidez. Seu cultivo deve ser feito a meia-sombra. 

Orquídea grapete

A orquídea grapete é muito fácil de ser cultivada e é muito barata. Seu cultivo pode ser feito em vaso ou diretamente no chão, é importante que seu substrato tenha muita matéria orgânica, como por exemplo o húmus de minhoca. 

Como ela se difere das outras orquídeas, ela gosta de muito sol.

Como fazer uma parede verde com plantas artificiais?

Você sabia que dá para fazer uma parede verde com plantas artificiais? Isso mesmo, você só precisa fazer a coisa certa e sua parede vai parecer natural. Para começar faça a parede com madeira e depois cubra com musgo. Você poderá colocar o musgo usando cola quente ou grampeador de tapeceiro. 

É importante começar de baixo para cima, pois dessa forma você vai escondendo as partes que estão sendo grampeadas ou coladas.

Escolha as plantas de forma que combinem entre si, para não ficar com aparência irregular, ou estranha.

Vantagens da parede verde com plantas artificiais

A vantagem de fazer uma parede verde com plantas artificiais é que você não precisa se preocupar com as regras, com o sol e nem com a adubação das plantas, pois elas, por mais que pareçam naturais, são artificiais. 

O que pode acontecer é que as plantas artificiais, ao ficarem expostas ao sol por muito tempo, podem desbotar.

Outro benefício é que as plantas artificiais são mais baratas e são encontradas com facilidade. 
Na Floricultura Decorar Com Flores BH, você encontra tudo que precisa para fazer uma parede verde, tanto para flores naturais, quanto artificiais. Você vai encontrar atendimento especializado para orientar nas escolhas e em tudo que necessitar.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário