como reatar uma amizade
Dicas Relacionamento

Como reatar uma amizade de forma saudável? 7 dicas fundamentais

Toda amizade passa por períodos de turbulências com altos e baixos.

Quando uma briga acontece, seja por conta de mágoas ou por orgulho, se afastar pode parecer a melhor opção.

Neste caso, o importante é resolver o conflito quando a raiva passar e a cabeça esfriar, para que a conexão e harmonia seja restabelecida entre os envolvidos. 

Porém, algumas discussões podem acabar levando ao fim uma relação de longa data. 

E aí vem a pergunta: e agora, o que fazer? 

Se você se encontra nesta situação, você veio ao lugar certo! Basta continuar a leitura para conferir as nossas dicas de como reatar uma amizade de forma saudável! 

1. Reflita sobre o que aconteceu

Antes de tomar qualquer iniciativa, é importante lembrar e refletir sobre qual foi o motivo da briga e o que de fato aconteceu. 

Independente de quem tenha a razão, identificar a sua parcela de culpa é fundamental para poder reconquistar sua amiga ou amigo. 

Portanto, reveja as suas atitudes e falas. Não somente isso, reflita o que pode ser feito para recompensar o que aconteceu. 

2. Deixe o orgulho de lado

O orgulho é um dos maiores obstáculos quando falamos de reatar uma amizade.

Por isso, não deixe o orgulho falar mais alto que o carinho que você tem por essa pessoa especial. Reconheça os seus erros e seja flexível – só assim será possível evoluir. 

E mesmo que você acredite que seu amigo ou sua amiga teve atitudes erradas, também é preciso deixar o orgulho de lado para aceitar os pedidos de desculpas e seguir em frente.

3. Perdoe sua amizade 

Superado o sentimento de orgulho, chegou a hora de perdoar a sua amizade. E é perdoar para valer, viu?!

Afinal, ficar revivendo o conflito só vai desgastar ainda mais a relação. Então perdoe toda a situação e deixe a mágoa para trás.

Dessa forma, será mais que possível reconstruir a amizade de forma saudável e sem ressentimentos! 

4. Converse sobre o conflito

Quer saber qual a melhor forma de como reatar uma amizade? Aqui vai: é pura e simplesmente através do diálogo!

Chame sua amizade para conversar sobre o conflito e escute com atenção as reclamações e desabafos. 

Não se esqueça de pontuar o que te incomodou também, pois é só depois de colocar tudo para fora é que vocês podem entrar em consenso sobre o status da amizade. 

5. Dê tempo ao tempo

Mesmo após conversar, é normal que vocês precisem de um tempo para refletir e processar o que aconteceu, portanto não se desespere. 

Dê um tempo para o outro pensar e se dê um tempo também. Quando ambos os lados estiverem prontos, a amizade vai fluir como era antes ou até mais forte! 

6. Mude suas atitudes

Vocês resolveram os conflitos e reataram a amizade, mas não pense que acabou por aí. 

Para que a amizade continue amadurecendo e até mesmo para evitar futuras brigas, é preciso aprender com o conflito e mudar as atitudes. 

Por esse motivo, a etapa da conversa é muito importante para saber quais foram os comportamentos que magoam um ao outro e, assim, poder mudar a partir desse ponto. 

7. Demonstre seus sentimentos

Depois de saber como reatar uma amizade e tê-la de volta, agora é o momento certo para comemorar e demonstrar os sentimentos de parceria e cumplicidade!

Mostre para a pessoa especial que ela é muito importante para você, e que você deseja ter sua amizade por muitos e muitos anos. 

Para isso, é fundamental se fazer presente. A outra pessoa precisa saber que você está contente com a volta da relação e que você nutre muito amor por essa amizade.

E para simbolizar esse amor, você também pode dar presentes carinhosos, como um urso de pelúcia com chocolate importado ou um coração grande de pelúcia

Mas se você chegou até aqui e não sabe qual presente dar para sua amizade, dê uma olhada nos presentes mais vendidos em nosso site.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário