Jardinagem

Orquídeas – Dicas e Cuidados Especiais

A orquídea é uma flor muito admirada por sua beleza, porém as pessoas acabam deixando de tê-la em casa por medo de cuidar, pois acreditam que ela exige muita atenção e cuidado.

Com o objetivo de te ajudar a cultivar as orquídeas em casa é que preparamos esse post especial. Confira abaixo as nossas dicas!

Iluminação é fundamental para a saúde da sua orquídea

A primeira dica para cuidar de uma orquídea diz respeito a iluminação do ambiente. É comum as pessoas optarem por deixar essa flor em pontos de destaque dentro de casa, no jardim ou no quintal, mas esses pontos são bem iluminados?

A resposta para isso é simples, basta observar como estão as folhas das orquídeas. Elas são amareladas? Caso a resposta seja afirmativa, a luz está em excesso. No entanto, se as folhas estiverem escuras, alongadas e finas, isso indica que está falando luz, ok?

Adubo deve ser colocado todo mês durante a primavera e o verão

O adubo também é fundamental para a saúde da sua orquídea. Por isso, opte por um substrato que contenha mineiras e outras substâncias, pois ele será importante no desenvolvimento da planta.

A adubação deve ser evitada no inverno e no outono, porque a planta tem uma redução de suas necessidades nutricionais. Sendo assim, no verão e a primavera o adubo deve ser colocado uma vez por mês.

Assim como o adubo em excesso, água de forma demasiada também pode matar a orquídea. Opte sempre pela adubação com produtos orgânicos.

Como aguar sua orquídea?

Como mencionamos no parágrafo anterior, a água não pode ser em excesso. Uma dica eficaz é pegar um recipiente com água e mergulhar o vaso. Depois disso, é só deixar o excesso escorrer.

Quem gosta de usar pratos no fundo dos vasos, deve evitar essa prática com as orquídeas, porque ele faz com que a umidade fique acumulada e isso não é bom para a saúde da planta.

No momento em que as orquídeas forem regadas, as pétalas não devem ser molhadas, porque como são delicadas, elas estão mais sujeitas ao aparecimento de pragas.

A substituição do vaso, conforme a planta cresce é uma prática importante que contribuiu para manter a orquídea cada vez mais bonita, porém a pergunta que fica é: quando é a hora de trocar de vaso?

Para não errar, é fundamental observar como está a base da flor. Se ela estivera menos de um dedo da parte de cima do vaso é hora de promover a substituição. Quando isso for acontecer, a preferência deve ser pela utilização de vasos de barro, porque eles facilmente o processo de drenagem da água.

No novo vaso, a orquídea deve ser posicionada com os brotos para a parte da frente e a parte posterior sempre encostada em um dos lados, porque isso fará com que a planta permaneça firme. Para terminar o replantio, o indicado é usar chips de coco ou musgo.

Por fim, sempre use materiais que foram esterilizados, pois essa é uma maneira eficiente de evitar que a orquídea sofra com algum tipo de contaminação.

Adiconar comentário

Clique aqui para publicar um comentário